sexta-feira, 13 de maio de 2011

Ancilostomíase ou Ancilostomose

      É conhecida popularmente por amarelão, é uma doença parasitária intestinal que causa diarréia moderada e dor abdominal.
        Em um livro, cujo título, é Jeca Tatu,conta a história de um homem, muito preguiçoso, onde essa preguioça pode ser associadaque  com a doença Ancilostomíase.

Sintomas de ancilostomíase ou amarelão
     Coceira e ferida no local onde a pele tocou o solo são geralmente o primeiro sinal da infecção. Esses sintomas ocorrem quando a larva penetra a pele. Ainda que infecção leve possa não apresentar sintomas, infecções graves podem ocasionar anemia, dor abdominal, diarréia, perda de apetite e emagrecimento. Infecções graves crônicas podem prejudicar o crescimento e desenvolvimento mental.


Ancilostoma Duodenale


Necator Americanus


terça-feira, 26 de abril de 2011

Trichuris Trichiura...

É Um nematelminto de importância médica, causador da tricuríase.Tem a forma de um chicote e quando adulto seu comprimento varia de três a cinco centímetros.

Característica do Ovo: bioperculado.
Particularidades do Adulto
: verme-chicote (parte anterior).
Hospedeiro Intermediário: não há.
Hospedeiro Definitivo: homem.Tecidos-Alvo no homem: ceco e cólon.


Forma infectante para o homem
: ovo. Forma de infecção: ingestão.
Infectividade: os ovos são infectantes por longos períodos. O número de parasitos numa infecção normalmente é pequeno.
Diagnóstico: o método de escolha é o Exame Parasitológico de Fezes (EPF), com pesquisa de ovos. Stoll e Kato-Katz se prestam para estimativa da carga parasitária.
Sintomatologia característica: não há manifestações claras. O mais comum é a apresentação de dor abdominal, flatulência exagerada, febre moderada, diarréia com perda de peso, constipação e tenesmo, e, em casos graves, prolapso retal. Patologia: ocorre inflamação da mucosa intestinal, aumento da motilidade intestinal devido à liberação de toxinas parasitárias, eosinofilia e alteração da permeabilidade da membrana plasmática.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Ascaridíase...


É uma parasitose geralmente benigna causada pelo verme nemátode Ascaris lumbricoides, também conhecido popularmente como lombriga ou bicha.





Contaminação:
Ocorre quando as condições de higiene e de saneamento básico favorecem o contato desses ovos com a terra, a água, e com alimentos que são ingeridos. As crianças são a populações mais atingidas, já que não entendem e respeitam as regras de higiene.

Sintomas:
Dor abdominal, flatulência, cólica, diarréia, náuseas, vômito e presença de vermes nas fezes. Algumas reações como alergias, pneumonia e choque anafilático podem ocorrer, embora sejam mais raras. Nas crianças, grandes infestações podem causar oclusão intestinal, o que pode, inclusive, levar a morte.

Tratamento:
É feito através de medicação. No entanto, a medicação deve ser acompanhada de cuidados de higiene pessoal (lavar as mãos, por exemplo), medidas de higiene em relação aos alimentos (lavar as frutas e verduras em água corrente) e a água (ferver, caso a água não seja tratada), e saneamento básico.


 

quinta-feira, 10 de março de 2011

Trichomonas vaginalis...




Cuidado comigo....





     Sou (T. Vaginalis)  o agente causador da tricomoníase.Existo em apenas uma única forma (trofozoíto), que é simultaneamente infecciosa e ativa.
                                             Minha morfologia é essa:
            
                                           TRANSMISSÃO:
      
                      A via de transmissão principal é o contato sexual.

                 
                   É assim que entro,quando não estão protegidos:   Urummmmmmmmmmm!!!!

PREVENÇÃO:     

                 
      É recomendável o uso de preservativo durante o ato sexual,e também medidas gerais como o uso individual de roupas íntimas,higiene em relação aos sanitários públicos, etc.


CURIOSIDADE:


 O homem é considerado vetor.

              A tricomoníase é uma DST,previna-se!
 

quinta-feira, 3 de março de 2011

Giardíase.....

A Giardíase é uma infecção causada pelo protozoário Giárdia lamblia, que pode se apresentar tanto na forma de cisto quanto na forma de trofozoíto.
     Quando apresenta sintomas, estes geralmente são diarréia e dor na região abdominal.Quando a infecção por este protozoário se torna crônica, ela geralmente apresenta sintomas como fezes amolecidas e gordurosas, distenção abdominal, flatulência e anorexia(que pode gerar perda de peso e anemia).   


Sua forma de infecção se dá pelo contado direto ou indireto com as fezes de pessoas infectadas. Na sua forma de contagio direto a mão é o principal veículo, pois transporta e favorece a ingestão de cistos existentes nos dejetos infectados. A contaminação indireta ocorre através da ingestão de água e alimentos contaminados.
Uma vez dentro de seu hospedeiro, este
parasita passa por um período de incubação que pode durar de uma a quatro semanas.




     

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Amebíase...

A causa da amebíase se dá pela infecção de protozoário (Entamoeba histolytica), que pode se beneficiar de seu hospedeiro sem causar benefício ou prejuízo, ou ainda, agir de forma invasor.Neste caso, a doença pode se manifestar dentro do intestino ou fora dele.
Seus principais sintomas são desconforto abdominal, que pode variar de leve a moderado, sangue nas fezes, forte diarréia acompanhada de sangue ou mucóide, além de febre e calafrios.Nos casos mais graves, a forma trofozoítica do protozoário pode se espalhar pelo sistema circulatório e, com isso, afetar o fígado, pulmões ou cérebro. O diagnóstico breve nestes casos é muitíssimo importante, uma vez que, este quadro clínico, pode levar o paciente a morte.


              

Relação Parasito - Hospedeiro

Nem sempre o parasita quer matar o seu hospedeiro, pois o mesmo depende dele para ser transmitido e matá-lo não é a melhor estratégia, logo, o parasita não quer matar o seu hospedeiro, e quando o faz é porque está mal adaptado. O que determina se um patógeno vai ser mais virulento ou não é o seu modo de transmissão e a consequente seleção que atua sobre ele.Vale lembrar também que a pressão do sistema imune e de competidores pode influenciar. A pressão para mais ou menos virulência só vai acontecer quando houver algum 'gargalo'.Com isso existe pessoas, animais que conseguem viver harmonicamente com seus parasitas, sem ao menos saber que os possuem,ou ate mesmo sabendo, mais eles nao lhe causam nem mal, nem bem....